quarta-feira, 17 de julho de 2013

Itacuruba


Ficha do Município

Prefeitura de Itacuruba
Av. Patriarca Aníbal Alves Cantarelli, S/N
Centro Itacuruba - Pernambuco CEP: 56430-000
Fone: (87) 3893.1142
Fax:   (87) 3893.1142

Prefeito: Gustavo Cabral
Mandato: 2013 – 2016

Órgão Municipal de Turismo: Aguardando atualização do município
End:
Fone:
Fax:
Responsável: Aguardando atualização do município
Cargo:

Localização do Município: Mesorregião São Francisco Pernambucano; Microrregião Itaparica
Distância do Recife: 466 km
Rodovias de Acesso ao Município: BR-232 / BR-110 / PE-360 / BR-316 / PE-422
Municípios limítrofes: Norte:Belém do São Francisco; Sul: Rio São Francisco; Leste: Floresta; Oeste: Belém de São Francisco.
Área (Km2): 430,010
Altitude (m): 292
Temperatura Média Anual: 27º C
População (Hab.):  4.369           Censo: 2010
Meses de Maior Incidência de Chuvas: Fevereiro a Abril
Principal Atividade Econômica: Comércio varejista e agropecuária de subsistência
Potencialidades Turísticas: Situado no Sertão Pernambucano, às margens do rio São Francisco, o município exibe como principais atrativos suas praias fluviais (balneáveis); a Ilha do Coité, situada no reservatório da Barragem de Itaparica; as serras de belos mirantes e paisagens vegetais próprias da caatinga; a Fazenda Simpatia, com açude para banhos e "pesque e pague", além da criação de caprinos, bovinos e ovinos; a Praça da Matriz e suas  esculturas em barro; a Igreja de Nossa Senhora do Ó (em cujo pátio, durante a Semana Santa, é encenado o Drama da Paixão de Cristo); e a feira livre (às segundas-feiras), com a venda de artigos e produtos os mais diversificados, inclusive artesanato e literatura de cordel. No referente ao folclore, além das manifestações próprias do período carnavalesco e junino, Itacuruba apresenta o "toré" (de origem indígena), a dança de São Gonçalo, o reisado, o pastoril e a ciranda. No artesanato, ressalta-se pela tecelagem (tapetes, colchas, redes, mantas etc ) e pela produção de cerâmica figurativa, redes de pesca, bordados, trabalhos em croché e peças em madeira. O município oferece, além da gastronomia típica da região, a exemplo da "buchada" de bode ou carneiro e do "baião de dois" (também chamado "rubacão"), os pratos à base de peixe, o munguzá doce ou salgado e os doces caseiros, com destaque para o de leite e o de batata doce.
Histórico do município: Quando encerrado o episódio jesuítico da Ilha do Sorubabel, passou aquela missão a ser chefiada pelos capuchinhos franceses que à época dos acontecimentos, já possuíam outras missões no São Francisco, na zona dos índios Rodelas, desde 1673. A Ilha do Sorubabel em 1702 se encontrava sob a direção do Frei Francisco Dumfront, debaixo da proteção de Nossa Senhora do Ó. Nesta missão é que se encontram as raízes e berço da formação religiosa local, uma vez que estava situada na foz do Pajeú por onde subiam os índios catequizados pela palavra mansa do grande frade. Lá foi construída, nos primórdios do século XVIII, a igrejinha da missão, na extremidade meridional da ilha, e orientada para o mesmo lado. Em 1709 os capuchinhos franceses foram substituídos pelos barbadinhos italianos. Mesmo sem Frei Francisco Domfront, a missão de Sorubabel teve vida florescente no século XVIII, irradiando pelas redondezas, sobretudo atavés do Pajeú, os ensinamentos da religião cristã. Em 1792 o Rio São Francisco desce com sua maior cheia de todos os tempos. A Ilha do Sorubabel foi totalmente inundada, sua capela destruída e a imagem da Nossa Senhora do Ó. arrastada pelas águas. Nas proximidades de Petrolândia, na Fazenda Várzea Redonda, a imagem foi colhida por pescadores. Identificada, recolheram-na à igreja da Freguesia de Tacaratu onde permaneceu 97 anos. Só regressou às margens do rio quando construíram sua capela na atual Itacuruba, da paróquia de Floresta, cuja pedra fundamental foi lançada em 1889, pelo padre Miguel Arcanjo e pelo seu fundador nato, ainda jovem Sr. Manoel Quirino Leite que desde o ano de 1870 vivia a espreitar e incentivar o povo trabalhando para fundar aquele aglomerado, escolhendo o local favorável e com visão de desenvolvimento, conseguiu que habitantes da região, notadamente da Bahia, convergissem para aquele local, ali construiriam lentamente aproximando-se do progresso. A Capela de Nossa Senhora do Ó, foi construída com a frente para o Rio São Francisco, onde aquela veneranda imagem possuía colossal "patrimônio imobiliário em ilhas" arrendadas aos agricultores, cuja posição da igrejinha dizem os antigos que seria, a Senhora a observar seus haveres. O fundador de Itacuraba veio a falecer em 1919, aos setenta anos de idade, lutando pelo desenvolvimento de sua terra, desde a sua juventude. Significa o nome Itacuruba, na língua Tupi-guarani: Ita = pedra; curuba = cascuda ou furada.
Calendário de Eventos Anuais:
Festa de Nossa Senhora do Ò (18 de Dezembro)

Aniversário da cidade (20 de dezembro)

Fonte: Empetur